sábado, 2 de março de 2013

Software Livre

 Olá pessoal, tudo bem com vocês?
 Hoje eu trago a temática sobre Software Livre, alguém sabe o que é isso? Bem até a aula do dia 25/02 eu não tinha entendido de forma aprofundada o que era, então vou tentar explicar para vocês.

 Primeiro passo: O que Software?

O software corresponde a qualquer programa de computador. Ao contrário do hardware (monitores, impressoras, mouses, placas, memórias etc) o software não é algo físico e por isso não sofre desgaste ao longo do tempo. Um software é, portanto, uma estrutura lógica, um programa que realiza funções dentro de um sistema computacional. E é, geralmente, desenvolvido por programadores que utilizam linguagens de programação para construí-lo. Softwares correspondem aos sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac OS etc), drivers que controlam o comportamento de alguns hardwares (driver de modem, de impressora, de placa de vídeo etc) e todos os aplicativos utilizados pelos usuários finais, como editores de texto (Winword, Notepad, Gedit, OpenOffice.org Writer), planilhas eletrônicas (Excel, OpenOffice.org Impress, Gnumeric), navegadores internet (Mozilla, Internet Explorer, Opera), processadores de imagem (Gimp, Paint, CorelDraw, Adobe PhotoPaint), dentre outros. O software, por não ser físico e sim lógico, pode ser duplicado e armazenado em disquetes, cds, discos rídigos (HD). Sua cópia pode ser transportada de um computador para o outro, desde que estejam conectados em rede.

Agora que você já sabe o que Software, agora vamos aprender o que é Software Livre!

Segundo passo: O que é Software Livre?


O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar
as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa.
Pode ser definido mais claramente pelas quatro liberdades defendidas pela Free Software Foundation para os usuários de software:
☞ A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
☞ A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao có-digo fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
☞ A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo;
☞ A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Fonte disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11/ImpressaoDaCartilhaA4.pdf

E agora que sabe o que Software, e descobriu o que é o Livre, o que acha sobre o qual você usa em seu computador? Ele é livre ou não? Ele te dá os benefícios que o S.L. lhe oferece? Caro leitor te deixo essas perguntas para que possa analisar o que o utiliza, e buscar o que é melhor de fato para você! Um beijo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário