quinta-feira, 28 de março de 2013

Impressos, internet e educação?


Olá pessoas! Nesse post irei falar de temas bem legais, e super relacionados com educação, são eles: IMPRESSOS E INTERNET!!!
Esses temas foram divididos para duas equipes apresentaram no ultimo ciclo de seminários-debates da disciplina de "Educação e Tecnologias Contemporâneas". 

A primeira equipe que trouxe o tema para sala foi a de impressos, qual eu era uma das componentes. Nós primeiros expomos o contexto histórico dos impressos na educação brasileira, pegando desde de sua origem de 1930 até os tempos atuais. Depois apresentamos os diferentes tipos de impressos, que podem ser trabalhados em sala, como HQ's, revistas, jornais, cartilhas, cordel, e debatemos sobre diferentes temas como o poder do livro-didático, a utilização de variados impressos, e dentre outras coisas.
Como referência indico a vocês os seguintes livros, quais nossa equipe se embasou para a produção desse trabalho:  
 
LITWIN , Edith organizador. Tecnologia Educacional: Política, história e proposta. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FREITAG,Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão.-- 3. ed.---São Paulo: Cortez, 1997.

FARIA, Maria Alice. Como usar O Jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

DEIRÓ, Maria de Lurdes Chagas. As belas mentiras:A ideologia subjacente aos textos didáticos. São Paulo, Cortez/ Moraes, 1979.

 Já a equipe que tratou sobre internet e educação nos trouxe desde a criação até como utilizar em sala de aula. A equipe também expôs a sua experiência em campo qual foi muita rica para aprofundar o nosso debate. Como eu tive que me ausentar da sala durante uma parte do período da explanação da meninas acabei me perdendo um pouco no assunto, mas indico a vocês a lerem o blog de uma das componentes que se chama Sara, qual ela expôs no dia 23/03 um post qual falava sobre o tema, e depois um vídeo muito interessante: http://sarifreitas.blogspot.com.br/

Espero que tenham gostado! Um abraço a todos e uma boa pascoa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário