quinta-feira, 28 de março de 2013

Inclusão ou exclusão?


Olá pessoal, estou a um tempo sem atualizar meu blog, mais hoje irei tentar recuperar o tempo perdido...
Mas como vocês podem perceber, eu iniciei o meu post com uma imagem, que vem a seguinte frase "INCLUSÃO DIGITAL, APOIE ESSA IDEIA" mas pergunto a vocês, o que de fato é inclusão?
A palavra inclusão vem do verbo incluir que segundo o Aurélio significa: 1. Compreender, abranger. 2. Conter em si. 3. Inserir, introduzir. 4. Incluir. 5. Está incluído ou compreendido; fazer parte; inserir-se.
E digital? Bem, a palavra tem diferentes significados, como relativo as digitais dos dedos, mas também pode ser compreendido como um aparelho eletrônico que emprega um microprocessador, de acordo com o Aurélio também.
A partir disso, lhes pergunto, o que existe em nosso país é uma inclusão digital? Ou na verdade o que existe de fato é uma exclusão digital? Se caso vocês aprofundarem a temática vão poder observar que as políticas públicas para essa questão ainda deixam muito desejar em sua grande maioria. Então com isso lhes apresento um mapa de exclusão digital: http://www.cps.fgv.br/cps/Mp_Exclusao_Ne/MID_Apres_NE_parte3_Bahia.PDF
E para quem quiser aprofundar sobre esse mapa, tenho esse link qual tem artigos dos pesquisadores da área: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/bf_bancos/e0002091.pdf

Espero que tenham gostado dos link's apresentados, e que possam aprofundar as reflexões sobre a temática, pois como podemos ver a realidade do nosso país não é a das melhores e muito menos a desejável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário