sábado, 9 de março de 2013

O rossio não-rival

Olá pessoas! Como vão as coisas? Espero que bem :]
Hoje iremos falar sobre algo muito interessante: " O rossio não-rival"
Vocês já ouviram falar sobre isso? Eu não, até ler o capítulo " O rossio não-rival" do livro "Além das redes de colaboração".
Para que vocês entendam o termo teremos que dividi-la!
1º) O que é rossio?
Segundo o texto, pode ser um terreno ou largo bastante espaçoso; grande praça; terrenos roçado e usufruídos; terra utilizada coletivamente para pasto, durante a idade média por comunidade na Inglaterra.
2º) O que é não-rival?
O termo vem da economia: é rival aquele bem ou recurso cujo uso por alguém impede (ou compete com) o uso por outra pessoa. Os bens materiais são sempre rivais: o meu uso de uma cadeira, uma maçã ou um
exemplar de um livro impede (ou compete com) o uso desses mesmos
objetos por outra pessoa. Um bem ou recurso não-rival, por sua vez, é aquele que admite
usos simultâneos que não competem entre si.
Fonte: http://www.moodle.ufba.br/file.php/12321/Alem_das_redes_-_livro/Alem_das_redes.pdf     

E ai pessoal? Entenderam o que é o rossio não-rival? Espero que sim! Mas vocês devem está se perguntando, o que isso tem haver com tecnologia?
E eu afirmo, isso tem muito haver! Vamos pegar o exemplo de um livro, que apenas se encontra em uma biblioteca pessoal de um grande estudioso. Apenas ele vai ter acesso a esse livro, não podendo dividi-lo com uma boa quantidade de pessoas enquanto estiver lendo. Mas se esse livro passa a ser digitalizado e é divulgado na WEB ele se torna um rossio não-rival. Milhões de pessoas poderá ler o livro sem que uma interfira na outra, o conhecimento será difundido, e compartilhado. E isso contribui de mais para a nossa sociedade e de diversas formas. E quais seriam elas? Deixo essa pergunta para que me respondam com base nesse post! Um beijo a todos, e boa semana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário