segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As mutações da educação e a economia do saber

Olá pessoal! Hoje venho dá continuidade ao livro de Pierre Lévy, "Cibercultura". O capítulo que irei retratar hoje, é o XI, que tem como titulo "As mutações da educação e a economia do saber" qual é dividido em cinco tópicos.  Em debate na sala de aula, na matéria EDC287, nós falamos de diversos pontos, como a educação a distância, a educação online. Quais são bem pertinentes no tempo em qual vivemos, onde tudo está em torno da WEB. Retratamos também sobre a precarização de instituições de ensino superior a distância que deixam a desejar, e que não formam profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho.
Outra temática abordada, foi a necessidade de incluir os alunos do ensino básico, fundamental e médio, nesse contexto do mundo cibernético, afinal como prepara-los para o futuro, sem fazer um link entre educação e este mundo? Através dessa discussão foi retratado também a questão da falta de preparo dos professores para lidar com essas tecnologias em sala de aula, as vezes por não conhecerem tais apetrechos, outras também por falta de conhecimento de que estes objetos podem vim a contribuir com nossa educação Em uma reportagem do Jornal da Band eles mostram o auxilio da tecnologia na educação, em escolas do ensino fundamental. Observem as falas satisfatórias dos entrevistados:

E assim concluímos o estudo sobre o livro de Pierre, em nosso próximo encontro traremos outra temática. Lembro a vocês que só iremos nos encontrar no dia 18/02 pelo fato do recesso de carnaval. Por tanto lembranças a todos e aproveitem esse período para utilizar bastante da internet, e desfrutar o prazer de está inserido na Cibercultura!        

Um comentário:

  1. Olá Livia,
    gostei do blog. Boas reflexões!
    Algumas coisinhas para deixá-lo mais interessante: - coloque a lista de blogs na lateral, e não no pé da página, corrija alguns probleminhas de escrita nos posts, invista mais na hipertextualidade.

    ResponderExcluir